Equipe da ADEL participa de Seminário de Formação de Educadores do PEJR em Salvador

O Instituto Souza Cruz promoveu no período de 07 a 11 de junho, em Salvador-BA, o Seminário de Formação de Educadores do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural – PEJR.



Participaram do encontro, os educadores Aurigele Barbosa e Carlos Roberto Gomes, a Gerente de Projetos de Jovens Aurenir Luz e o Diretor Executivo da ADEL, Wagner Gomes. Também estavam presentes os educadores e representantes do MOC – Movimento de Organização Comunitária, associação comunitária sem fins lucrativos que atua há 43 anos na região sisaleira da Bahia.
A formação contou com a colaboração de Aparecida Fonseca, coordenadora pedagógica do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor), Isabel Xavier, coordenadora pedagógica da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA) e Marcelo Miná, da Universidade Federal de Viçosa – MG.
Durante a formação foi apresentado o PEJR com suas modificações, discutida a pedagogia da alternância e foi construído o planejamento da I e II sequência.
O PEJR é um programa educacional que forma agentes de desenvolvimento rural, com base nas diretrizes: humana, técnica e gerencial, através da pedagogia da alternância com foco em juventude rural, agricultura familiar e desenvolvimento dos territórios.
Existente há 10 anos nos três estados da região Sul, o PEJR chega ao Nordeste através da parceria entre o Instituto Souza Cruz e a ADEL no Ceará e com o MOC na Bahia. No Ceará, o programa será implantado na microrregião do Médio Curu e atenderá 35 jovens dos municípios de Pentecoste, Apuiarés, General Sampaio e Tejuçuoca.

“Acreditamos que o programa será uma boa oportunidade para os jovens de nossa região, comenta Aurenir Luz, Gerente de Projetos de Jovens da ADEL.

Inscrições abertas para o Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR)

Atenção jovens da microrregião do Médio Curu!


Se você tem de 16 a 29 anos, concluiu o ensino médio, e tem interesse em tornar-se um empreendedor no campo, inscreva-se no Programa Empreendedorismo do Jovem Rural, desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL), em parceria com o Instituto Souza Cruz e Fundação Konrad Adenauer.


As inscrições estão abertas até o dia 30 de julho na secretaria de agricultura e no sindicato dos trabalhadores rurais dos municípios de Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste e Tejuçuoca.

FONTE; ADEL

FALTA DE POLITICAS PUBLICAS DE JUVENTUDE NAS CAMPANHAS AO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

CARTA ENVIADA AO BLOG DO ELIOMAR DE LIMA.

Do leitor e eleitor Fernando Quitnela, recebemos carta cobrando dos candidatos ao Governo do Ceará políticas voltadas para a juventude. Confira:

Caro Eliomar de Lima,

Sou um jovem de 24 anos, vindo de família humilde do Interior do estado do Ceará. Até que eu poderia dizer que sou, colocando um trecho de uma música cantada por Bechor, “apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior “… Nesse sentido, peço permissão para falar um pouco sobre o quadro eleitoral brasileiro, ou melhor, especificamente o estadual.

Nesta semana, mais de 51 milhões de jovens em todo o Brasil se tornaram muito mais importante perante a Constituição Brasileira, pela aprovação da PEC DA JUVENTUDE. Nós jovens poderemos agora ter acesso a políticas publicas de juventude que jamais sonhamos em ter. E, nesse momento, todos nós jovens esperamos dos nossos candidatos ao Governo do Ceará que apresentem também suas propostas para esse publico especifico.

Esperei ver nesses planos de governo uma proposta digna para a juventude do meu Estado. Comecei a ler ou a procurar pela proposta do ex-governado Lucio Alcântara (PR), certo de que ele recriaria a nossa Secretaria de Juventude, extinta no atual governo. Porém, nada ou quase nada se falava de juventude. Fui ver o do atual governador do Estado, que acabou com a Secretaria de Juventude e criou uma acessória de juventude, com um assessor vindo de outro Estado, desconhecendo os anseios de nossa juventude. Encontrei alguma coisa onde se falava em infância e juventude e a única proposta para que pode ver para a juventude era a ampliação dos espaços públicos de lazer. Acho que nosso jovem precisa sim de espaços para pratica de esporte e lazer, mas precisa mais ainda é de políticas educacionais e profissionalizantes. Insistente que sou, fui ler o plano do candidato do PSDB, Marcos Cals, e em seu plano apresentado ao TRE não consta nada sobre políticas publicas de juventude. Na pagina da candidata Maria da Natividade (PCB) e do candidato Marcelo Silva (PV) nem proposta de Governo havia.

Para alegria nossa, a candidata do PSOL, Soraya Tupinambá, apresenta em seu plano de governo uma pagina exclusiva e voltada para o segmento juventude. Depois dessa análise, vem a pergunta a todos: Por que nossos políticos não priorizam a juventude? Por que somos deixados a margem de tudo e de todos? Por que não focalizar em PPJ (Políticas Publicas de Juventude) a luta para enfrentarmos o “crack”, que mata nossas crianças e juventude? Não estou aqui querendo fazer campanha para a candidata do PSOL. Espero que os candidatos possam se justificar.

Sem mais,

Fernando Quintela,

Leitor e cidadão brasileiro.

Inauguração da Delegacia Municipal de Pentecoste


Por Clóvis Júnior

Muito bonito, muito apresentável, muito moderna a nova Delegacia Municipal de pentecoste, mas de que adianta toda essa estrutura física, se a própria polícia não tem estrutura governamental, onde o governo do estado deveria rever um salário digno para o policial, que sai de sua casa, para defender a sociedade e pelo destino pode até nem voltar...

O governo do estado poderia investir em equipamentos, para que se pudesse ter um trabalho melhor de investigação, reestruturar os serviço de inteligência das polícias, darem treinamentos específicos para seus policiais civis e militares... Reestruturar o armamento com equipamentos novos e que o policial possa confiar em um combate... Pois em algumas unidades, existem armamentos que se precisar, DEUS o livre o policial, morre com ela na mão, pois são sucateados... Abrir concursos públicos para aumentar os quadros policiais, pois de que adianta uma delegacia bonita em sua estrutura física, se o permanente, trabalha como carcereiro ou vigia da delegacia, pois se for solicitado, não tem contingente suficiente, para atender uma ocorrência.

Senhor Governador, essa seria uma estrutura melhor para a policia, pois a sociedade é que seria a mais beneficiada, não apenas uma parte, como acontece com a criação do Ronda do Quarteirão, que em minha opinião, é uma polícia dentro da própria polícia, que está apenas para a sociedade mais endinheirada e que o Senhor criou, foi problemas dentro de uma corporação, onde uns policiais antigos e com experiências, derão lugar a uns policiais recrutas sem experiências e até ganhando mais que os mais antigos.

Senhor Governador, a estrutura física, é boa, quando se tem estrutura tambem governamental e essa benfeitoria na estrutura física é em benefício de mais uma enganação para o povo, em campanhas eleitoreiras, para dizer que está fazendo pela Segurança e de segurança o Senhor não entende nada.

Um abraço a todos.