Apuiarés realiza caminhada contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes


Numa passeata pelas ruas da cidade de Apuiarés, o prefeito Sr. Roberto Sávio, acompanhado do vice-prefeito o Sr. Marcelo Pinho, câmara de vereadores, conselheiros tutelares e escolas municipais urbanas e rurais iniciaram as 08:00h da manhã de hoje uma caminhada saindo da Praça Joaquim Paraíba até o Centro Comunitário de Apuiarés.

A concentração ocorreu a partir das 07:00h e de lá todos partiram em caminhada, com faixas e bandeiras, formada por mais de 800 crianças, adolescentes e jovens das escolas,  PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), professores, funcionários da Secretaria Municipal de Ação Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Agricultura, Administração e Gabinete do Poder Executivo Municipal, Conselho Tutelar, Escolas municipais, Estaduais e outros.

A caminhada teve como o objetivo mobilizar a sociedade apuiareense para a sua atuação no enfrentamento da violência sexual, e criar oportunidades para integrar as autoridades dos poderes públicos.

Recentemente, Apuiarés tem enfrentado muitos casos de violência contra as crianças e adolescentes. O ultimo caso foi a violência sexual contra uma criança de 06 anos de Apuiarés.  Casos como este, além de crime e cruel violação dos direitos humanos, essas expressões resultam em danos irreparáveis para o desenvolvimento físico, psíquico, social e moral das crianças e dos adolescentes suscetíveis a esse tipo de violência. Entre outras conseqüências, as vítimas estão sujeitas à dependência de drogas, à gravidez precoce e indesejada, a distúrbios comportamentais e doenças sexualmente transmissíveis, como aconteceu em Apuiarés.

O disque 100
O serviço foi criado para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, entretanto foi ampliado para denúncias de racismo, demais tipos de violência e também de casos de desaparecimentos de pessoas. As denúncias são encaminhadas aos órgãos competentes em até 24 horas. O serviço funciona das 8h às 22h, inclusive finais de semana e feriados. Como o próprio nome já diz, é só digitar 100 no seu telefone. A chamada é gratuita.